Quem Somos

A Souto Montanha - Consultoria, Marketing e Formação é uma empresa social, que atua nos setores do Turismo, Hotelaria e Restauração, que visa acrescentar valor e inovação para todas as partes interessadas, de forma sustentável e socialmente responsável. 

A nossa Missão é promover a sustentabilidade e o impacto social, desenvolvendo projetos combinados com a experiência, inovação e partilha, com o objetivo de acrescentar valor e fomentar a responsabilidade social.

Como Visão, a Souto Montanha pretende ser um parceiro de referência na prestação de serviços, no âmbito da Economia Social e Colaborativa, com o foco na satisfação das expectativas e necessidades dos seus clientes, parceiros e comunidade em geral.

A Souto Montanha pauta a sua atuação de acordo com os seguintes princípios:

1. Ética e Transparência
Aderir aos princípios da ética, honestidade, respeito mútuo, confiança entre as partes, integridade e transparência nos negócios, combater o tráfego de influências, a oferta ou receção de suborno e a corrupção na esfera pública e privada e influenciar as partes interessadas neste combate, bem como promover as práticas de comércio justo.

2. Direitos Humanos Fundamentais
Respeitar integralmente a proteção dos direitos humanos fundamentais com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos e incorporando, nas suas práticas, os princípios das Convenções Fundamentais da OIT e da ONU.
Reconhecer o direito de todos os trabalhadores de constituir organizações sindicais e órgãos de representação de trabalhadores e de aderir a essas organizações e respeitar o direito efetivo à negociação coletiva.
Condenar e comprometer-se a não recorrer ao trabalho forçado ou obrigatório e ao trabalho infantil.

3. Boa Governança
Compromisso organizacional para as práticas integradas ao nível social, ambiental e económico com a liderança da organização, procurando reduzir a exposição a riscos decorrentes dos impactes económicos, ambientais e sociais das atividades, implementando requisitos, normas e documentos, que garantam a sua continuidade.

4. Diálogo com as Partes Interessadas
Confiar no diálogo como o único meio legítimo de realização da persuasão, superação de divergências e resolução de conflitos. Garantir um relacionamento aberto, transparente e de confiança com as diferentes partes interessadas; instituir canais de auscultação das partes interessadas e integrar as suas preocupações; reportar de forma credível e objetiva o desempenho, na sua vertente económica, ambiental e social. Promover, ainda, o diálogo e cooperação com outras entidades públicas e privadas e outros movimentos relevantes.

5. Criação de Valor
Promover uma gestão de elevado nível de qualidade nos produtos/serviços e processos integrando os aspetos ambientais e sociais nos processos de planeamento e tomada de decisão. Promover o investimento em investigação e desenvolvimento e incorporando a inovação nos seus produtos/serviços e processos.

6. Gestão de Recursos Humanos
Promover uma gestão adequada dos recursos humanos, tendo presente o princípio da igualdade de género; reforçar os sistemas de gestão que garantam a saúde, segurança e bem-estar das pessoas. Promover o desenvolvimento das capacidades individuais através de programas de formação profissional contínua e de desenvolvimento de competências e de qualificações. Premiar a excelência e o mérito. Rejeitar práticas abusivas e discriminatórias. Valorizar a igualdade de oportunidades.

7. Diversidade e Igualdade
Respeitar e valorizar as diferenças como condição fundamental para a existência de uma relação ética e de desenvolvimento da humanidade, procurar estimular a promoção da diversidade cultural, social e étnica como um diferencial positivo de desenvolvimento da missão da organização, não tolerando a discriminação sob qualquer pretexto. Promover práticas de ação positiva que fomentem a igualdade de oportunidades, de tratamento e de resultados. Promover condições de acesso para pessoas com deficiência ou outras pessoas em situação de desvantagem.

8. Proteção e Gestão Ambiental
Promover projetos, iniciativas e boas práticas que contribuam para a preservação do ambiente. Investir em tecnologias e produtos sustentáveis e que valorizem a dimensão ecológica e a eco eficiência. Alargar a utilização de critérios ambientais a toda a cadeia de valor. Prevenir e minimizar os riscos de impacte ambiental de todas as atividades que desenvolve através da adoção de comportamentos sustentáveis no que respeita às políticas, gestão dos sistemas, produtos, serviços e outras atividades. Monitorizar e adotar indicadores de gestão ambiental, promovendo a melhoria contínua.

9. Desenvolvimento das Comunidades Locais
Apoiar iniciativas de promoção social, económica e cultural, com base em critérios transparentes de avaliação de relevância para a comunidade. Promover a participação e envolvimento em trabalho voluntário. Desenvolver estratégias de coesão local/ territorial em esferas como a transferência de tecnologia, apoios técnicos, formação de recursos humanos e logística, entre outras, capitalizando as iniciativas e as sinergias das organizações e pessoas da comunidade.

10. Marketing Responsável
Orientar a política de marketing e comunicação pelo respeito à verdade, transparência, consistência e integridade das afirmações, refletindo os valores da organização. Estimular o comportamento ético e responsável do público para questões ambientais, sociais e de cidadania.

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