O ritmo acelerado do consumo de bens e serviços exige a implementação de ações de marketing socialmente sustentável por parte das empresas. Esta implementação já não é uma opção mas sim um requisito e pode tornar-se uma vantagem competitiva, tendo em conta que os consumidores estão cada vez mais sensíveis à necessidade de um desenvolvimento sustentável.
A capacidade das empresas para usar com sucesso as práticas do marketing socialmente sustentável como parte da sua estratégia para aumentar o nível de sustentabilidade dos seus negócios depende da sua sensibilidade social e ambiental.
O propósito das ações marketing socialmente sustentável é integrar metas, políticas e ações numa organização que fornece produtos e serviços que são rentáveis e que verdadeiramente podem satisfazer a reais necessidades dos consumidores, respeitando o ambiente e a sociedade como um todo.
Para que o marketing socialmente sustentável tenha êxito é necessário haver uma coerente interligação entre as ações de responsabilidade social e de sustentabilidade corporativa, uma vez que a responsabilidade social por si só não deve ser entendida como uma ferramenta de marketing ou de comunicação, pois tem de afetar toda a cadeia de valor.
Os quadros de direção têm de estar conscientes de que a empresa tem um dever moral para com a comunidade. Assim, as ações de marketing socialmente sustentável devem estar integragas na organizações, de forma pessoal e coletiva, partilhada e recíproca.
As ações de marketing socialmente sustentável devem ser institucionalizadas e fazer parte do core business, bem como estar em concordância com os os objetivos, compromissos, missão, visão e valores da empresa. É impressidível, acima de tudo, que a empresa tenha bem definida a sua missão social, o que substanciará efetivamente as suas estratégias e ações de marketing socialmente sustentável.